Veja elas :
Poucos assuntos no mundo da tecnologia são tão polêmicos quanto a questão do melhor video game da nova geração. Donos de Playstation 3 e Xbox 360 defendem seus consoles com unhas e dentes e lutam até o fim pelo título de mais potente.
Sempre que o assunto video game surge em algum fórum ou página de discussão, o que se vê é um campo de batalha em que “sonystas” (usuários de PS3) e “caixistas” (donos do Xbox 360) digladiam-se, enaltecendo os pontos positivos de seu sistema e destacando os defeitos do rival. A batalha é tão intensa que até mesmo outros debates, como qual o melhor sistema operacional ou navegador, são deixados de lado.
E é claro que o Baixaki não ficaria de fora dessa guerra. Para colocar mais lenha na fogueira, estreia aqui mais uma série de artigos. O Versus coloca lado a lado dois tipos de tecnologia rivais e analisa todas as suas vantagens e desvantagens.
Conhecendo os lutadores
No canto direito, vestindo verde e branco e com compatibilidade nativa com vários recursos do Windows, a grande caixa: o Xbox 360. Lançado em 2005 o console foi a segunda tentativa da Microsoft no mercado de video games. Com um suporte online bem feito e uma vasta biblioteca de games, possui jogos exclusivos de peso para entrar na luta, como Halo, Alan Wake e Gears of War.
Para ajudar os dois gigantes na batalha, nada melhor do que usuários fanáticos por cada console. Portanto, para defender o Xbox 360 temos Caxias, apaixonado pelos games da plataforma da Microsoft, e Sonia, que veste a camisa do Playstation 3 de corpo e alma.
Round 1: Características físicas
Quando olhamos os dois consoles pela primeira vez, vemos dois video games consideravelmente robustos. Em comparação com as gerações anteriores, o espaço ocupado por ambos realmente é bem maior. Mas e quando o assunto é apenas entre os gigantes?
Além disso, o aparelho da Sony é duas vezes mais alto do que o Xbox, que tem apenas 8 cm de altura. Para finalizar, a caixa também é mais leve, com 3,5 kg contra os 4,3 kg do PS3.
Além disso, ele lembra um ponto que faz com que o Xbox seja visualmente menor, mas que é bastante incômodo: a fonte. Enquanto no PS3 ela é interna e discreta, no Xbox 360 ela fica exposta e faz com que o espaço total ocupado seja maior.
Porém, por conta disso o Playstation 3 aquece muito mais do que o Xbox 360. Quem não se lembra da imagem que comparava o aparelho da Sony com uma churrasqueira elétrica?
Round 2: controles
Por mais que o PS Move, joystick com sensor da Sony, tenha empolgado e se mostrado muito eficiente, o Natal ainda é de longe o grande marco no mundo dos games para 2010. Vai ser tudo aquilo que a gente espera? Só o futuro pode dizer.
Round 3: jogos exclusivos
Outra disputa de peso. Comparar os dois video games sem citar seus títulos exclusivos é impossível, principalmente quando temos dois fanboys defendendo ferrenhamente seus consoles.
O Xbox 360 vem com grandes séries, como Gears of War, Halo e o novíssimo Alan Wake. Além disso, outras franquias de sucesso só pintaram na caixa da Microsoft, como os populares Fable e Forza.
Porém, o Playstation 3 possui nomes de peso, como God of War 3, Metal Gear Solid 4 e Uncharted. Isso sem falar de Little Big Planet e Gran Turismo, os quais apenas quem possui um console da Sony pode conferir.
O principal motivo do lento começo foi o potente hardware, que assustava as desenvolvedoras devido ao alto custo de produção. Além disso, elas não estavam acostumadas a criar jogos com a qualidade gráfica oferecida pelo PS3.
Round 4: gráficos
Exemplos não faltam. Basta ver os últimos títulos exclusivos do console, como Uncharted 2 e o arrasa quarteirões God of War 3. Muito se falou sobre a perfeição gráfica, que mais parecia cinema do que um jogo de video game.
Round 5: plataforma online
Na PSN, assim como no Xbox Live, existe um ranking que indica os melhores jogadores para cada game. Na plataforma da Sony isso é computado a partir da quantidade de Troféus entregues ao usuário quando ele completa determinados desafios. Ao conseguir todos, recebe o prêmio Platina.
Usuários do PS3, como nossa amiga Sonia, acreditam que a conquista dos Troféus é muito mais empolgante, já na plataforma da Microsoft existe uma pontuação dada para cada realização.
Round 6: problemas técnicos
A chamada “Yellow Light of Dead” (Luz amarela da morte) possui as mesmas causas e efeitos das vermelhas e simplesmente faz com que o aparelho pare de funcionar.
Round 7: compatibilidade com outras mídias
Além disso, como seus games são feitos em discos Blu-ray, o video game também é um ótimo aparelho para assistir a filmes de alta resolução. Como o preço do Blu-ray player ainda é elevado, o Playstation 3 torna-se uma boa opção pelo custo-benefício.
Assim como acontece com filmes, cada disco é categorizado com uma região a partir de onde ele foi fabricado. O problema é que os video games só são capazes de ler jogos e filmes de sua área correspondente. Sendo assim, se você possui um Xbox europeu ou japonês, desista de comprar jogos americanos, já que eles não vão rodar.
Como o PS3 não possui essa trava por região, ele é capaz de executar qualquer tipo de jogo, independente de ser americano, japonês ou europeu. A única restrição fica por conta dos filmes tanto em DVD quanto Blu-ray, que ainda devem respeitar a área do console.
Round 8: preço
Para finalizar este duelo de titãs, o calcanhar de Aquiles de ambos: o preço. Como todos sabem, o valor cobrado por qualquer console no Brasil é excessivamente alto e se torna um dos principais fatores relevantes de quem pretende comprar um ou outro aparelho.
Tudo isso serviu para fixar estigma de que o PS3 é incrivelmente caro. Além disso, seus jogos também seguiram essa tendência e chegaram a ser vendidos por mais de 300 reais.
O Xbox 360 também sofria com o alto preço. Sendo vendido inicialmente por quase R$ 2,5 mil, teve a sorte de receber diminuições gradativas que tornaram sua aquisição mais acessível para os usuários.
Apesar de os preços ainda não serem os ideais, já é possível encontrar os dois consoles por menos de 1 mil reais. Os jogos também vêm sendo barateados. Quem ganha com isso é o usuário, independente da plataforma.
Round Final: o usuário
Para finalizar a luta entre Playstation 3 e Xbox 360, nada melhor do que uma análise dos próprios usuários. Seja você “sonysta” ou “caixista”, deixe sua opinião nos comentários e ajude-nos a descobrir qual é o grande console desta geração.
Então já resolveu ?
Em minha opnião é sem dúvida nenhuma o PS3 .
Mas também tem outra postagem :
Como fanáticos religiosos ou torcedores inflamáveis de um time, existem também os amantes do PS3 ou do Xbox. Não é exagero. Basta uma pequena busca pelo nome dos consoles e você encontrará fóruns e comunidades em redes sociais onde é possível ver a polêmica que os envolve. Um tem o gráfico melhor, o outro tem os jogos mais baratos, um tem a rede online gratuita, no outro ela é paga mais tem mais estrutura, enfim, os argumentos são muitos.
Algumas dúvidas são bem comuns em relação a esta disputa. Como saber qual o melhor? PS3 ou Xbox? Isso varia de acordo com os interesses de cada pessoa ou não? Diante disso, levantamos alguns aspectos relevantes que podem ajudá-lo a tirar suas conclusões. Se você já fez sua escolha, provavelmente citaria mais uma série de motivos que contribuíram para sua decisão e, além disso, é pouco provável que alguma coisa na face da Terra faça você mudar de opinião.
No que se refere a parte técnica, os jogos do PS3 são em Blu-ray, ou seja, por ser mais moderno, este tipo de mídia tem 50 GB de armazenamento, o que permite mais qualidade nos gráficos. Já o Xbox usa o DVD como mídia para gravação de seus jogos. Um DVD comporta até 9 GB de armazenamento, o que pode limitar a qualidade dos gráficos se comparados ao do concorrente. Além disso, o PS3, exceto a versão Slim, é compatível com jogos de sua versão anterior PS2 e com filmes em DVD e claro em Blu-ray. Já o Xbox pode enfrentar problemas comuns dos DVDs, como os relacionados as regiões. Consolem europeus ou japoneses, por exemplo, não lêem jogos fabricados nos Estados Unidos.
Já em relação ao entretenimento e sua jogabilidade, apesar de o PS3 permitir que até 7 pessoas joguem ao mesmo tempo, contra 4 do Xbox, é da criação da Microsoft que vem uma das maiores inovações dos últimos tempos; o Kinect. Este aparelho permite jogar sem a necessidade de ter um joystick ou qualquer outro tipo de controle nas mãos. O sucesso do Kinect é tanto que, segundo a Microsoft, nos primeiros 60 dias de vendas, foram comercializadas mais de 8 milhões de aparelhos. Quanto aos jogos em si, a exclusividade também é acirrada. Enquanto o Xbox tem exclusividade em títulos como Halo, Alan Wake e Gears of War, o PS3 conta com Metal Gear Solid, Gran Turismo e o badaladíssimo God of War.
Um dos principais atrativos tanto de PS3 quanto Xbox é a possibilidade de jogar em rede. O PSN, PlayStation Network é gratuita e pode ser acessada por qualquer pessoa que possua o console. Porém, recentemente mostrou-se pouco segura após um ataque que a manteve fora do ar por vários dias. Já a Live, a rede do Xbox é mais bem estruturada e conta com vários recursos conhecidos do Windows, porém é paga.
Mesmo com todas as suas qualidades, PS3 e Xbox também tem seus defeitos. Quem é ligado ao assunto com certeza já ouviu falar do problema das 3 luzes vermelhas do Xbox. Este problema, que segundo a Microsoft já foi solucionado com a troca de uma placa do console, fazia com que o aparelho queimasse e o usuário tivesse que trocá-lo. Mesmo que tenha corrigido o problema o Xbox traz até hoje esta má fama. E para quem pensa que não, o PS3 teve alguns casos parecidos que resultavam também na perda do aparelho. Porém, o pouco número de casos não afetou a imagem do console da Sony.
Com todas as informações acima, vai de cada um decidir qual é melhor. Vale lembrar que apesar da oscilação nos preços, hoje é possível comprar PS3 ou Xbox por menos de mil reais. E aí, qual você prefere?
Ainda continuo com o PS3 o povo escolhe o X-BOX porque tem jogo pirata ...
PS3 4EVER !Tá no coração ,tá no sangue !So guerreiro,so playstayxãozeiro !
Paz aí ,flw e PS3 4EVER !
0 comentários:
Postar um comentário